Comunicados de imprensa

Volvo Cars terá um novo Tech Hub na Polônia

A Volvo Cars revelou novos planos para abrir um Tech Hub em Cracóvia, a segunda maior cidade da Polônia. Será um importante centro de desenvolvimento de software e desempenhará um papel crucial nas nossas ambições estratégicas da companhia em ser uma marca totalmente elétrica até 2030 e líder em novas tecnologias, principalmente por meio do desenvolvimento interno de software.

 

O hub de tecnologia assumirá total responsabilidade pelo desenvolvimento de recursos completos e essenciais nos novos carros totalmente elétricos, que estão alinhados com os propósitos da marca.

 

Os engenheiros em Cracóvia se juntarão ao pool global de talentos para aumentar a velocidade de inovação, desenvolvendo software para as áreas-chave da Volvo Cars - desde tecnologia de segurança básica baseada no profundo conhecimento do que causa acidentes, até a percepção e algoritmos de assistência ao motorista e software para condução autônoma.

 

Outros desafios de engenharia incluem o desenvolvimento de recursos conectados de última geração ou o suporte a todo trabalho de desenvolvimento por meio da análise de dados.

 

A Volvo Cars pretende ter o novo Tech Hub operacional até o final deste ano, com cerca de 120 mentes brilhantes de engenharia no local. Em meados da década, a estimativa é a de empregar entre 500 e 600 pessoas em Cracóvia, conectados aos principais centros de engenharia na China e na Suécia, bem como aos outros centros de tecnologia em todo o mundo.

 

Definido por software

Como demonstra o recém-revelado SUV Volvo EX90, a indústria automotiva está mudando rapidamente e os próximos carros totalmente elétricos serão todos definidos por software.

 

Os modelos Volvo do futuro serão totalmente elétricos, com opções de venda online, alimentados por computadores centrais de ponta que executam softwares desenvolvidos internamente e que se tornarão melhores com o tempo graças a constantes atualizações over-the-air.

 

Isso torna o desenvolvimento interno de software essencial para alcançar as ambições estratégicas, que incluem a liderança em novas tecnologias e uma marca de carros elétricos puros até 2030. Para acelerar essa transformação, a Volvo está recrutando milhares de talentos de engenharia em todo o mundo e na Cracóvia. O novo hub será outra peça nesse quebra-cabeça.

 

“Somos uma empresa com propósito e tecnologia, então nossa nova geração de carros Volvo será mais do que apenas transporte”, disse Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars. “Eles serão computadores sobre rodas, projetados para serem atualizados pelo ar com novos softwares. Isso significa que nosso centro tecnológico de Cracóvia e o crescimento de nossas capacidades internas de desenvolvimento de software são a chave para nosso sucesso futuro.”

 

A escolha de Cracóvia deu-se após cuidadosa deliberação. A Volvo conhece bem o país, já que está presente lá há cerca de 30 anos, e a cidade é um centro tecnológico emergente, com uma vasta rede de empresas tecnológicas na região. Também possui um grande setor de telecomunicações, uma indústria que tem sido uma rica fonte de recrutamento em outras localidades em que existem outros centros de engenharia.

 

Além disso, enquanto outras grandes empresas globais de tecnologia também estão presentes na Polônia, muitas ainda não descobriram Cracóvia. A Volvo é a primeira montadora com uma presença significativa de engenharia, o que a torna um local perfeito para o novo Tech Hub. A partir de agora, a marca vai começar a construir redes e encontrar talentos, para que o novo escritório esteja funcionando até o final do ano.

 

“Nossa ambição é atrair e recrutar os melhores talentos globalmente, estando presentes em locais estrategicamente importantes”, disse Hanna Fager, diretora de recursos humanos. “Nosso novo Tech Hub em Cracóvia é um exemplo perfeito disso.”

 

Atualmente a Volvo opera Tech Hubs em Estocolmo e Lund na Suécia, bem como em Bangalore na Índia, além de grandes centros de engenharia em Xangai, na China, e em Gotemburgo, na Suécia. Embora cada um desses locais tenha sua própria área de foco, juntos eles formam uma rede crucial de centros de inovação estrategicamente espalhados pelo mundo.

 

Sobre a Volvo Cars

A fabricante sueca de carros Premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal.

 

No Brasil, a marca teve em 2022 toda sua linha de produtos premiada por importantes veículos de comunicação como Auto Esporte, Quatro Rodas, Estadão, Exame, entre outros. Além do sucesso de seus produtos com a imprensa, no mesmo ano, as vendas garantiram a liderança no segmento de elétricos e híbridos plug-in com 28,7% de participação de mercado. O XC40 Recharge Pure Electric foi o veículo elétrico mais vendido do ano no Brasil.

 

A Volvo é a empresa que mais investe em eletrificação, e encerrou 2022 com mais de 1.000 eletropostos AC instalados em todo país, além de sete pontos de carga ultra rápida instalados, ligando mais de 2.050 km de rodovias próximas ao Estado de São Paulo.

Palavras-chave:
Notícias Corporativas
Descrições e fatos neste material de imprensa relacionam-se com as especificações globais dos modelos da Volvo Cars. Recursos descritos podem ser opcionais. As especificações do veículo podem variar de um país para outra e podem ser alteradas sem notificação prévia.
Contatos de Imprensa