Comunicados de imprensa

Volvo EX90: projetado para ser elegante, seguro e eficiente

Em todos os carros Volvo, forma, função e inovação técnica estão em perfeita harmonia. Isso é especialmente verdade para o nosso próximo Volvo EX90 totalmente elétrico.

 

Nossa abordagem de design escandinavo é simples. Este novo SUV foi projetado para cumprir um propósito: ser um elegante e eficiente carro para família, totalmente elétrico com um padrão de segurança mais alto do que qualquer carro Volvo já teve.

 

Mas como nossos designers internos e gerações de outros designers escandinavos já provaram muitas vezes antes, praticidade e segurança não têm que vir ao preço da estética.

 

 

Um dos exemplos mais recentes é como integramos o LIDAR, que vem de série no Volvo EX90. O LIDAR é um sistema de sensoriamento remoto que usa um laser pulsado para medir precisamente as faixas e poder detectar, por exemplo, pedestres a até 250 metros de distância.

 

À medida que trabalhamos para induzir a condução autônoma não supervisionada, o LIDAR é um dos nossos pilares de segurança.

 

Lidar integrated into the roofline

 

"Foi um desafio de design integrar o LIDAR de uma maneira que tudo ficasse bonito e funcional para suas aplicações de segurança", diz T. Jon Mayer, nosso chefe de design exterior. "São os olhos do carro, e enquanto você poderia facilmente tê-los ao redor da área da grade – o que equivale a ter olhos nos joelhos – faz muito mais sentido tê-los o mais alto possível em sua cabeça para que você possa ter o máximo de visão. Por isso, junto aos nossos engenheiros, decidimos integrá-lo no telhado para maximizar sua eficácia".

 

Simplificado para melhorar o alcance

Ao moldar e formar o exterior de um carro elétrico, temos a oportunidade de usar o design para aumentar sua eficiência.

 

Um bom carro elétrico tem uma superfície escorregadia, lisa e aerodinâmica – o arrasto aerodinâmico é o inimigo da eficiência. Projetamos o Volvo EX90 com a ambição de otimizar sua gama de condução, concentrando-se em cortar a resistência ao arrasto e ao vento.

 

Flush execution of the side

 

A frente lustrosa e arredondada, combinada com elementos como os vidros e as maçanetas da porta, garante que o ar flua ininterruptamente em direção à traseira. Estas são coisas que afetam o chamado coeficiente de arrasto, usado para ilustrar a eficiência aerodinâmica do carro.

 

Graças a essas escolhas de design exterior, o Volvo EX90 consegue um coeficiente de arrasto de 0,29 – para os leigos, esse número é considerado muito competitivo para um SUV grande de 7 lugares.

 

Covered body-coloured grille frame

 

"Nos inspiramos no design do iate para delinear as proporções bonitas e elegantes do Volvo EX90", diz T. Jon Mayer. "Se você olhar para a frente, ela é orgulhosa e confiante – inspirada pela capacidade de um veleiro de atravessar as ondas do oceano. Mas também é mais redondo no geral, o que permite que o ar flua ao redor do carro de forma mais eficiente".

 

Uma confiança calma e discreta

Para muitas das escolhas de design do Volvo EX90, a fonte de inspiração liga a volta às nossas raízes escandinavas.

 

Os longos e claros dias de verão escandinavos, espelhados por invernos escuros e sombrios à medida que as estações mudam, nos inspiraram a incluir um teto panorâmico e muito vidro na cabine, deixando o máximo de luz possível.

 

Esses invernos não são apenas escuros, mas frios. Ao imaginar o frio lá fora, é fácil imaginar uma lareira aconchegante.

 

"Nós nos esforçamos muito na iluminação dentro do EX90, tentando criar um interior acolhedor e uma expressão um pouco mais fria para o exterior", diz T. Jon Mayer. "Também está ligado à forma como as pessoas na Escandinávia podem ser percebidas. Há uma confiança calma e discreta que pode ser interpretada como fria no início – mas uma vez que você conhece as pessoas, você descobre que elas são realmente acolhedoras. Essa confiança é exatamente o que estamos tentando transmitir na expressão de nossos carros”.

 

O próximo Volvo EX90 será revelado no dia 9 de novembro, através de uma live direto de Estocolmo.

 

Sobre a Volvo Cars

A fabricante sueca de carros Premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal.

 

No Brasil, a marca comemorou em 2021 o melhor ano de sua história, vendendo 8.273 unidades e se consolidou na liderança do segmento de elétricos e híbridos plug-in com 56,43% de participação de mercado.

 

Atualmente a marca sueca é líder em vendas de modelos elétricos no País com o XC40 Recharge, é a empresa que mais investe em eletrificação, com um arrojado plano de instalação de carregadores rápidos em rodovias, além de ter o XC90 Plug-in Hybrid eleito como o híbrido acima de R$ 500 mil que menos desvaloriza após um ano de uso, segundo pesquisa da Agência AutoInforme.

Palavras-chave:
Notícias de Produto, EX90, 2024
Descrições e fatos neste material de imprensa relacionam-se com as especificações globais dos modelos da Volvo Cars. Recursos descritos podem ser opcionais. As especificações do veículo podem variar de um país para outra e podem ser alteradas sem notificação prévia.
Contatos de Imprensa