Comunicados de imprensa

Primeiro sistema interno de radares da Volvo Cars ajuda a não deixar ninguém para trás

Imagine os movimentos respiratórios suaves e quase imperceptíveis de uma criança adormecida.

 

Um novo recurso de radar interno desenvolvido por nossos engenheiros foi projetado para ser preciso e sensível o suficiente para detectar os menores movimentos em escala submilimétrica – como os de uma criança dormindo. É o primeiro recurso desse tipo a cobrir todo o interior do carro, incluindo o porta-malas.

 

Nosso novo sistema de radar será incluído em nosso próximo SUV totalmente elétrico, o Volvo EX90, e foi projetado para ajudar a resolver uma causa de terrível tragédia que se provou real para muitas famílias.

 

Estatísticas do governo dos Estados Unidos mostram que desde 1998, mais de 900 crianças morreram no país depois de serem deixadas em carros quentes. Infelizmente, a maioria das mortes dentro dos veículos ocorre porque alguém esqueceu que seu filho estava no carro.

 

Queremos ajudar a garantir que ninguém seja deixado para trás ou esquecido dentro do veículo.

 

Nosso novo sistema de radar interno será lançado inicialmente (em locais em que a legislação permitir) no Volvo EX90, que será revelado em 9 de novembro. O recurso também será incluído em outros modelos de veículos Volvo que ainda serão lançados.

 

 

Tecnologia que te apoia

Com sensores integrados no console superior, nas lâmpadas de leitura no teto e no porta-malas do carro, nosso novo sistema é o primeiro que pode detectar movimentos submilimétricos em todo o interior do carro.

 

Para cobrir o máximo possível da cabine e detectar se uma criança ou animal de estimação foi deixado no carro, espaçamos radares por toda a cabine da frente para trás, incluindo o porta-malas traseiro.

 

“Ninguém escolhe se distrair ou se cansar, mas sabemos que isso pode acontecer”, diz Lotta Jakobsson, nossa especialista técnica sênior em prevenção de lesões. “Somos todos humanos e a distração é um fato da vida. Com a ajuda de tecnologia de ponta, vamos apoiá-lo quando você não estiver no seu melhor e ajudá-lo a evitar deixar familiares ou animais de estimação para trás por acidente.”

 

Para notificá-lo quando você precisar e ajudar a evitar a "fadiga do lembrete", nossos especialistas determinaram que o melhor momento para sinalizar a possível presença de familiares deixados dentro do carro é quando você tenta trancar o carro.

 

Toda vez que você tenta travar o carro, o sistema de radar interno é ativado e determina se o carro está sem pessoas ou animais de estimação, antes de permitir que o carro seja travado.

 

Se um membro da família ou animal de estimação for detectado no interior, o veículo permanecerá destrancado e o carro exibirá na tela do console central um lembrete para que a pessoa verifique se há ocupantes.

 

O sistema de climatização do carro pode permanecer ligado se pessoas ou animais forem detectados na cabine, para melhorar o conforto. Isso também pode ajudar a diminuir o risco de hipotermia ou insolação.

 

“Sempre fomos líderes em segurança e queremos continuar protegendo vidas, estabelecendo novos padrões de segurança automotiva”, diz Lotta Jakobsson. “Isso também significa fazer você se sentir seguro e dar-lhe paz de espírito. Esse tipo de segurança emocional o ajudará a aproveitar a vida ao máximo, ao mesmo tempo em que o ajudará a evitar que tragédias aconteçam.”

 

Observações:

  • O sistema de radar interno virá como padrão em todos os países onde a frequência de 60 GHz usada pelo sistema é aprovada para uso automotivo. Estamos trabalhando constantemente com mercados individuais para garantir a aprovação e ativaremos o sistema à medida que as aprovações forem concedidas.
  • O sistema de climatização continuará a funcionar enquanto a bateria de alta tensão tiver carga suficiente.

 

Sobre a Volvo Cars

A fabricante sueca de carros premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal.

 

No Brasil, a marca comemora o melhor primeiro semestre de sua história. Consolidada na vice-liderança do segmento premium, a marca sueca comercializou 3.874 unidades, que correspondem a 18% de participação no mercado Premium.

 

A Volvo Cars é líder isolada entre os eletrificados plug-in, com quase 70% das vendas no Brasil. Segue ocupando o primeiro lugar entre os SUVs Premium no País e o XC60 é o veículo híbrido brasileiro que menos desvaloriza em um ano dentre todos os modelos, segundo pesquisa da Auto Informe.

Palavras-chave:
Notícias de Produto, EX90, 2024
Descrições e fatos neste material de imprensa relacionam-se com as especificações globais dos modelos da Volvo Cars. Recursos descritos podem ser opcionais. As especificações do veículo podem variar de um país para outra e podem ser alteradas sem notificação prévia.
Contatos de Imprensa