Comunicados de imprensa

Próxima geração de veículos Volvo irá entender quando o motorista não estiver no seu melhor e poderá intervir se for necessário

Todos gostamos de pensar que somos bons pilotos, mas também sabemos que até os melhores entre nós cometem erros. As pessoas podem estar distraídas, estressadas, sonolentas ou em outro estado que afete a direção. E quando as pessoas não estão no seu melhor, elas podem precisar de ajuda.

 

Para alcançar nossa visão de um futuro com zero colisões, temos que analisar todas as razões pelas quais um acidente pode acontecer. Tradicionalmente, nos concentramos em fazer com que nossos carros entendam melhor o que está acontecendo ao seu redor para ajudar a proteger as pessoas no interior.

 

Mas para abrir novos caminhos em como proteger as pessoas, precisamos ir mais longe – precisamos melhorar a compreensão do carro sobre o estado do motorista.

 

É por isso que estamos introduzindo nosso sistema de compreensão do motorista como padrão em nosso EX90, que será revelado em 9 de novembro de 2022. Esse sistema de detecção de interiores em tempo real é guiado por um conceito direto: se um carro Volvo puder entender quando o motorista está em um estado que não é o ideal para dirigir, o carro pode tomar medidas para ajudar a evitar acidentes.

 

 

Sistema de compreensão do motorista

O sistema será lançado no EX90 e complementará um conjunto de sensores externos de última geração.

 

“Nossa pesquisa mostra que, simplesmente observando para onde o motorista está olhando e com que frequência e por quanto tempo seus olhos estão fechados, podemos dizer muito sobre o estado do motorista”, disse Emma Tivesten, especialista técnica sênior do Volvo Cars Safety Center.

 

“Ao basear seus cálculos em nossas descobertas de pesquisa, o sistema de detecção permite que nossos carros identifiquem se a capacidade do motorista está prejudicada, talvez devido a sonolência, distração ou mesmo intoxicação, e ofereça assistência extra da maneira que melhor se adapte à situação”.

 

Usando suas duas câmeras para captar sinais iniciais que indicam que o motorista não está no seu melhor, o sistema observa os padrões de olhar. Ao medir quanto tempo o motorista olha para a estrada à frente, permitindo variações naturais, ele entende quando os olhos e, talvez, a mente, estão focados em outro lugar que não a direção.

 

Understanding the inside - Driver Understanding

 

O motorista está olhando muito pouco para a estrada? Pode ser um sinal de que ele está visualmente distraído, até mesmo olhando para o celular. Muito? Isso pode ser um sinal de distração cognitiva, o que pode significar que o motorista está ocupado com seus pensamentos a ponto de não registrar mais o que está vendo.

 

O volante capacitivo do carro também desempenha um papel importante. Ele detecta se o motorista solta o volante, monitorando assim a estabilidade de sua direção.

 

Ao usar nossas tecnologias patenteados para detecção em tempo real de padrões de olhar e comportamento de direção, o carro poderá tomar as medidas apropriadas para ajudar o motorista quando necessário. A assistência pode começar com um simples sinal de alerta que aumenta de volume com a gravidade da situação. Se o motorista não responder a avisos cada vez mais claros, o carro pode até parar com segurança na beira da estrada, enviando um aviso aos outros usuários da estrada com suas luzes de perigo.

 

Understanding the inside - Eye gaze tracking

 

“Fizemos um grande progresso na detecção externa nas últimas décadas, graças ao nosso trabalho comprometido em sistemas de prevenção de colisões”, disse Thomas Broberg, chefe interino do Volvo Cars Safety Centre. “A detecção interior é uma das próximas fronteiras de segurança para nós. Continuaremos a aprender, desenvolver e implantar novos recursos passo a passo para ajudar a melhorar a segurança à medida que nosso conhecimento aumenta e amadurece.”

 

Sobre a Volvo Cars

A fabricante sueca de carros premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal.

 

No Brasil, a marca comemora o melhor primeiro semestre de sua história. Consolidada na vice-liderança do segmento premium, a marca sueca comercializou 3.874 unidades, que correspondem a 18% de participação no mercado Premium.

 

A Volvo Cars é líder isolada entre os eletrificados plug-in, com quase 70% das vendas no Brasil. Segue ocupando o primeiro lugar entre os SUVs Premium no País e o XC60 é o veículo híbrido brasileiro que menos desvaloriza em um ano dentre todos os modelos, segundo pesquisa da Auto Informe.

Palavras-chave:
Notícias de Produto, EX90, 2024
Descrições e fatos neste material de imprensa relacionam-se com as especificações globais dos modelos da Volvo Cars. Recursos descritos podem ser opcionais. As especificações do veículo podem variar de um país para outra e podem ser alteradas sem notificação prévia.